quarta-feira, 18 de abril de 2012

Jornalismo: Um filtro necessário

   As Redes Sociais tiveram um crescimento absurdo nos últimos 10 anos e dão indícios de crescimentos ainda maiores, sem previsão de velocidade máxima. Diante desse assunto, surgem todas as discussões que já sabemos decorado, mas eu quero falar aqui de um aspecto que vem tomando a atenção quando o assunto é Redes Sociais: A veracidade e a forma como a notícia é lançada nesse meio.
   Casos não faltam para exemplificar, mas dois chamam minha atenção. O primeiro é o caso da Whitney Houston que teve a sua morte primeiramente anunciada no site do TMZ e segundos depois já estava nos TT's do Twitter, como o assunto mais comentado no mundo inteiro. Até ai nada fora do "normal", mas as pessoas não publicavam só notícias reais, umas inventavam, outras aumentavam e pouquíssimas diminuíam ou desmentiam, ou seja, um verdadeiro telefone sem fio.
    O segundo caso, e mais recente, foi a morte de dois jovens(um menino e a menina) de 19 anos numa briga entre as torcidas organizadas do Sport e do Santa Cruz. Nessa situação a morte da menina teve mais repercussão por "N" fatores, mas o principal foi a divulgação via Redes Sociais. A notícia não tinha saído em nenhum outro meio, mas alguma criatura tirou uma foto da menina morta e postou no Facebook, a qual não chamaria tanta atenção se ela não estivesse com uma blusa da torcida organizada do Sport. Os usuários começaram a se declarar e a gerar as hipóteses mais elaboradas possíveis, a mais forte dizia que alguns componentes da torcida organizada do Santa Cruz é que tinham matado a menina.
    Enfim, a partir desses dois casos é possível perceber que você não precisa mais ser um jornalista para gerar notícia, a velocidade das Redes Sociais faz com que qualquer palavra fora do lugar torne-se notícia.
    O que mais impressiona é que as pessoas realmente não ligam se aquela notícia é verdade ou não, não procuram aquilo em outros lugares mais confiáveis, elas apenas nadam de acordo com a correnteza.
    E é ai que o Jornalismo aparece, para buscar a verdade, passar confiança ao leitor, surge para por fim nas divergências presentes nas versões apresentadas. O Jornalismo "atribui-se" da informação, busca as fontes, investiga e passa para o leitor a versão mais correta possível. 
   E, diante de tudo isso, tenho cada vez mais certeza que em meio as notícias nossas de cada dia, o Jornalismos é mais que um selo de objetividade e imparcialidade, ele é o que dá credibilidade e é o filtro necessário a qualquer tipo notícia.

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