quarta-feira, 30 de maio de 2012

Você sabe o que é o Rio+20?

Esse ano o Brasil será sede de uma importante conferência da ONU, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, apelidada de Rio+20.

Em Junho, líderes de 193 Estados mais representantes de alguns setores da ONU, discutirão como podemos transformar o planeta em um ligar melhor de viver, principalmente para as futuras gerações.

A ideia da realização da conferência surgiu com o ex presidente Lula, que em 2007 fez a proposta para a ONU. Mas, de onde vem esse nome "Rio+20"? Do fato de que a reunião acontecerá no Rio de Janeiro, exatamente 20 anos após outra conferência internacional com objetivos muito semelhantes: a Eco92, que tinha como objetivo debater meios possíveis de desenvolvimento sem desrespeitar o meio ambiente.

A Eco92 também teve uma personagem marcante: a canadense Severn Suzuki. Ela veio para o Brasil com mais três amigos (Michelle Quigg, Vanessa Suttie e Morgan Geisler*) e fez um discurso emocionante, pedindo aos adultos mais respeito pelo mundo que eles deixariam para ela e suas futuras gerações. Dois fatos legais: Suzuki é fundadora do movimento Eco - Organização Ambiental das Crianças e na época ela tinha apenas 12 anos.

Vinte anos após a Eco92, a Rio+20 reunirá os líderes de todo o mundo para fazer um balanço do que foi feito nas duas últimas décadas e discuti novas maneiras de diminuir os estragos que já causamos, sem deixar de progredir. E ai não vale ficar reclamando disso ou daquilo enquanto os líderes estão lá na Conferência. Falta ao ser humano e, principalmente, aos brasileiros "meia dose" de responsabilidade. Colocar a culpa nos outros é muito mais fácil do que repensar em seus próprios erros.

E é exatamente por esse pequeno motivo, que no mesmo dia da Rio+20 acontece, também no Rio, a Cúpula dos Povos: evento que contará com debates, palestras e inúmeras atividades, sobre os mesmos temas da Conferência da ONU, mas que serão promovidas por grupos da sociedade civil (ONGs, empresas etc).

Bom, a ideia é que todos os temas presentes na Conferência sejam discutidos não só pelos representantes dos Estados, mas também pela sociedade. Aliás, essas atitudes precisam mesmo é começar de baixo. Desligando o chuveiro quando estiver passando shampoo, fechar a torneira quando estiver escovando os dentes, desligar a luz de um cômodo que não tem ninguém, não jogar lixo na rua, entre outras. Pequenas ações como essas não tomam o tempo de ninguém, ajudam o ambiente, as futuras gerações e mostram que nós temos, pelo menos, bom senso.

1. Suzuki deixando todos presentes na Eco92 sem ter o que falar:


2. Os 20 melhores alunos de geografia do país falam o que esperam do futuro do Brasil (lógico que não coloquei os 20 aqui, mas todos são interessantes e valem a pena serem vistos):







Nenhum comentário:

Postar um comentário